Mercado Imobiliário

Análise de métricas de vendas para construtoras

Published

on

A análise de métricas de vendas para construtoras é um passo fundamental para medir se as estratégias de marketing digital estão funcionando. Quando uma empresa não faz análise de métricas fica como uma barco à deriva no oceano, sem saber onde está nem para onde deve ir.

Falamos aqui em medidoras do desempenho de um negócio para diversas áreas de um negócio, como marketing e finanças, e acompanhá-las permitem implementar ações para melhorar a performance.

Neste artigo você entenderá a importância da análise de métricas para sua construtora e verá várias dicas para a implementação de um marketing eficiente. Continue lendo para conferir.

Por que a análise de métricas é tão importante?

Para traçar uma estratégia é preciso definir metas e objetivos, e a única forma de acompanhá-los antes e depois de executar suas ações é pela análise de métricas. Alguns de seus benefícios são: 

Avaliar o desempenho

Avaliar o desempenho da construtora é o propósito básico da análise de métricas, o que pode ser feito antes, durante ou depois de uma ação. Isso permite que você saiba se atingiu ou não os objetivos traçados no planejamento.

Monitorar a evolução

Contando com métricas bem definidas para avaliar o desempenho de suas ações, como em uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho, você passa a ter critério para monitorar a evolução de suas ações ao longo do tempo.

Embasar a tomada de decisões

A análise de métricas permite identificar quais pontos estão funcionando e o que precisa ser melhorado em sua construtora, permitindo a otimização de estratégias de acordo com dados reais, o que fornece maior segurança para a tomada de decisões.

Alinhar toda a equipe

Quando todos os envolvidos em um projeto estão a par das métricas analisadas, todos passam a saber o que estão fazendo certo e o que precisam melhorar para alcançar os objetivos da construtora.

Planejamento estratégico de marketing para construtoras

Uma empresa de sucesso como uma empresa de projetos hidráulicos, deve estudar seus clientes, entender as aspirações de cada prospect, filtrar todos os benefícios e diferenciais do seu empreendimento que fazem sentido para o público-alvo. Outras ações são:

  • Fazer pesquisas online e de campo para entender o mercado;
  • Criar briefings para orientar as equipes de marketing e vendas;
  • Organizar em sistemas ou planilhas todas as ações;
  • Ter um cronograma de marketing para construtoras.

Todos esses passos envolvem o planejamento estratégico do marketing para construtoras, permitindo levantar métricas para a análise.

Marketing digital para construtoras

Bem como uma empresa de montagem mecânica industrial, uma construtora deve integrar ações tanto no ambiente digital quanto no não digital. Ações físicas e comerciais são importantes aliadas dos meios digitais para oferecer experiências plenas ao consumidor.

No marketing digital é fundamental a implementação de um funil de marketing que permita o acompanhamento de cada lead desde o primeiro contato até o pós vendas.

Principais estratégias de Marketing Digital

A partir de uma base bem feita, você tem várias opções dentro do marketing para implementar na sua construtora, bem como em uma empresa de serviço de retifica de motores. Acompanhe.

Inbound Marketing para construtoras

O Inbound Marketing é uma estratégia completa que visa atrair, converter, fechar negócios e encantar usuários, para que eles se tornem verdadeiros advogados da sua marca.

O sistema se baseia no funil de vendas, havendo três principais etapas: a atração, a consideração e a decisão, tudo isso baseado na jornada do comprador. O fato é que o funil de vendas deve ser adaptado para cada público diferente, pensando em atrair potenciais clientes finais.

Você deve entender que cada etapa demanda ações diferentes, com base na redução das incertezas e dúvidas do usuário, para que ele caminhe naturalmente para a próxima etapa até se decidir a comprar com você.

A forma mais efetiva de fazer isso é nutrindo leads com conteúdo de alta informatividade, utilizando diferentes estratégias, como:

  • Conteúdos em blog;
  • Conteúdos em vídeos;
  • Conteúdos nas redes sociais;
  • Materiais ricos (e-books, infográficos, whitepapers etc.);
  • E-mail marketing.

Fornecendo informações e esclarecendo todas as dúvidas como “sensor de nível preço”, aumentando a relação deste com sua marca, criando um processo de confiança.

Assim, ele passa a desejar comprar sua oferta, aumentando as chances de fechar negócio e de recompras, pois o funil de vendas não termina com a venda havendo a fase de encantamento, ou seja, de fidelização.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma vertente muito importante do Inbound Marketing, pois ele é o responsável por essa nutrição dos leads, ajudando a captar novos negócios para as suas páginas, atraindo mais possíveis clientes.

A ideia consiste em produzir conteúdos de alto teor informativo e que interesse a cada um de seus usuários, como novidades sobre consultoria e licenciamento ambiental ou até mesmo curiosidades sobre a empresa.

Existem diversos formatos que podem ser usados, como postagens em blogs, podcasts e vídeos, que sempre devem estar alinhados com as características do seu público-alvo.

Tanto para o comprador quanto para o investidor em cenário como o mercado imobiliário, existem uma série de incertezas pois envolve um alto valor de dinheiro.

A função do marketing de conteúdo é reduzir essas incertezas, solucionando dúvidas e oferecendo informações úteis.

Bons conteúdos também ajudam a posicionar melhor a sua marca, construindo uma imagem diferenciada no mercado e a transformando em uma autoridade no assunto.

E-mail marketing

Com e-mails direcionados e segmentados, você pode ajudar a resolver dúvidas de seus leads, fazendo com que eles adentrem no funil de vendas.

Para que esta estratégia funcione, é preciso ter bons formatos de captação ou uma boa base de leads, contatos de pessoas que são clientes em potencial e já tiveram algum contato com sua construtora.

É possível usar contatos de investidores e compradores antigos ou apostar em ações para captar novos contatos, como a divulgação de um e-book rico com os principais passos para um financiamento imobiliário.

Para fazer o download do material, peça informações de contato como e-mail e algumas informações pessoais, como nome e cargo.

Com esses dados você pode segmentar seus leads por categorias como interesse, tipo de imóvel, fase do funil e faixa de renda.

Com essas informações em mãos é possível enviar e-mails relevantes para cada usuário, com assuntos e dicas relevantes podendo abordar até mesmo sobre prestação de serviço soldagem, reduzindo as incertezas do lead e fazendo com que avance dentro do funil.

Base de leads

Com uma boa base de contatos fica fácil implementar estratégias como o e-mail marketing, buscando manter a interação.

Após realizar uma venda, por exemplo, você pode enviar um e-mail agradecendo a escolha, fornecendo contatos da incorporadora e dando outras informações importantes.

Você pode também enviar e-mails constantes sobre o andamento da obra, com fotos de cada fase e um relatório. Ações simples como essas ajudam a aumentar a confiança e criar um relacionamento mais próximo com sua base de clientes.

Você pode aproveitar clientes antigos, que já compraram com você e que podem querer um imóvel maior ou mais bem localizado. Peça feedbacks sobre a satisfação com a compra e indique seus lançamentos para iniciar conversas.

O mesmo vale para o público investidor, fornecendo informações como localização dos lançamentos, potencial de valorização e outras informações relevantes. 

Mantenha uma relação próxima também com corretores de imóveis e imobiliárias, que são importantes parceiros de vendas.

Remarketing

O remarketing ocorre quando um usuário acessa um site ou pesquisa sobre um produto no Google e depois se depara com vários anúncios sobre este tópico em outros sites e redes sociais. Ele pode ser muito útil para sua construtora.

Links patrocinados

Para deixar seu produto ou marca em evidência, aposte nos anúncios pagos, como os anúncios do Google, Facebook Ads e Instagram Ads.

Presença nas redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas para aproximar relacionamentos com o público, aumentar o engajamento e divulgar conteúdos.

Com base no perfil do seu público, crie postagens que favoreçam esse relacionamento, investindo em ações como enquetes, tutoriais, sorteios, concursos, entre outros.

Empresas que tiveram sucesso com essa estratégia

Marcas de todos os segmentos, como empresas de caldeiraria e montagem industrial exploram o mundo digital para conquistar e alcançar clientes em todo o mundo. Algumas delas são:

  • Direcional Engenharia;
  • Construtora Tenda;
  • Construtora MPD;
  • Diálogo Engenharia;
  • Cyrela.

Construtoras e incorporadoras também podem aplicar essas estratégias para terem sucesso nas vendas e conversões. De acordo com o Sebrae, 7,43% do PIB brasileiro é de responsabilidade do setor da construção civil.

Dessa forma, o investimento em marketing de construtoras é um grande diferencial para quem deseja se destacar no mercado.

Considerações finais

Neste artigo você viu como o marketing de construtoras beneficia sua empresa, bem como a análise de métricas que ele propicia.

O mercado imobiliário está passando por uma nova fase, já que as pessoas valorizam cada vez mais o seu tempo em casa, havendo uma grande importância do sentimento de conforto e bem-estar em seu lar.

Com uma presença sólida na internet você atrai mais compradores, investidores e parceiros, ao mesmo tempo que cria autoridade de sua marca, diferenciando-a da concorrência.

Existem uma série de possibilidades em que você pode investir, e para fazer boas decisões leve em consideração o perfil do seu público, o orçamento disponível, suas metas e particularidades.

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile