Dicas

3 dicas de recursos para se manter atualizado sobre o mercado imobiliário

Published

on

Devido às frequentes mudanças nos cenários econômico e político do País, todo corretor de imóveis precisa saber o que esperar do mercado imobiliário.

Isso significa que esse profissional deve estar atento às circunstâncias do mercado e se preparar para compreender os principais pontos que interferem diretamente no comportamento do consumidor.

Para ser bem-sucedido nesse setor, portanto, é necessário se informar, estudar e interagir com especialistas no assunto.

Neste artigo, vamos te mostrar o que fazer para se manter sempre atualizado sobre o mercado imobiliário. Então, continue lendo para saber mais.

Por que é importante se manter atualizado sobre o que acontece no mercado imobiliário?

A princípio, quem não recicla o próprio conhecimento se arrisca a estar fora do mercado dentro de pouco tempo. Isso porque são as atualizações que capacitam um profissional para atender às diversas demandas do setor e suas mudanças. 

E quando um corretor está munido de informação, ele atende melhor às expectativas dos compradores que estão muito exigentes na hora de realizar uma compra.

Para exemplificar melhor sobre essa necessidade de estudar esse mercado, reflita: o que você teria a dizer a um cliente que mora em outro estado ou no interior sobre apartamentos à venda em São Paulo

O que você conhece sobre o mercado e os imóveis nessa região que poderia deixar o seu cliente mais confiante em fechar negócio com você? 

Você consegue perceber, nesse contexto, a importância de acompanhar:

  • As notícias sobre os cenários político e econômico;
  • Participar de cursos e seminários;
  • Ser assinante de blogs e portais relevantes para a sua área de atuação?

Se você conseguiu compreender a relevância de se manter atualizado, então confira o que fazer e onde encontrar essas informações em primeira mão.

Como se manter atualizado no mercado imobiliário?

Você já sabe a importância de acompanhar as notícias em jornais, rádios e revistas especializados no assunto. Então, confira uma maneira estratégica de usar essas informações a seu favor.

O primeiro passo é identificar algum termo-chave, por exemplo: “variação nas taxas de juros”; e, utilizando essa informação, você pode:

  • Estudar as melhores estratégias de venda para o momento;
  • Identificar qual será a maior objeção do cliente e criar um contra-argumento;
  • Planejar-se para enfrentar uma possível recessão neste setor.

O segundo passo é acompanhar alguns dos canais que vamos te apresentar para se aprofundar no assunto.

Associe-se ao Secovi

Um dos pontos mais importantes para se manter atualizado é se associar a um sindicato. Quando um profissional tem ligação com associações de sua área, ele tem acesso a informações relevantes para aperfeiçoar as suas técnicas de trabalho.

E isso é possível se filiando ao Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis (Secovi). Ao se associar a essa corporação, você terá acesso às notícias, além de outros benefícios, como:

  • Consultoria jurídica
  • Desconto em cursos e palestras;
  • Acesso a produtos e serviços;
  • Facilidade em participar ativamente de assuntos sindicais, entre outros.

Isso significa que existem muitos benefícios ao se estar ligado ao sindicato, além da facilidade de se manter atualizado sobre os principais acontecimentos no mercado imobiliário.

O Secovi, por exemplo, disponibiliza webinários no YouTube que tratam de diversos assuntos relacionados ao setor imobiliário para você acompanhar. Nesse canal, você encontrará temas, como:

  • Responsabilidades dos condomínios;
  • Sobre a primeira escritura de um imóvel;
  • Notícias sobre o mercado imobiliário, entre outros.

Participar desses encontros on-line é importante para aumentar sua capacidade de argumentar com o cliente, além de ser uma ótima oportunidade de fazer network

Atualmente, existem 23 Secovis que atuam em 17 estados, além do Distrito Federal, por isso, afilie-se e acompanhe as informações para aprender mais sobre o que acontece nesse setor e aumentar o seu repertório.

O que é a ABRAINC e para que serve?

Outro lugar interessante para se manter atualizado é por meio da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). Esta foi criada em 2013 para evidenciar e fortalecer o mercado imobiliário no País, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável para a nação e o setor. 

Isso porque o trabalho das incorporadoras serve para identificar oportunidades de mercado e verificar a viabilidade da construção de um imóvel. Esse é um dos motivos pelos quais você deve se atualizar por meio de seus webinários, encontros e palestras.

Além disso, o profissional que vende imóveis precisa fazer cursos, ler livros e participar de eventos sobre o mercado imobiliário. Afinal, quanto mais contato tiver com esses conteúdos, melhor será a sua facilidade de identificar boas oportunidades de negócios.

Sem contar que tendo a mente treinada, perceberá os acontecimentos futuros, ou seja, terá mais poder de previsibilidade, o que é fundamental para quem gera renda por meio da venda de imóveis.

Blueprint, a newsletter especializada em análises sobre o mercado imobiliário

Além das sugestões acima, é possível obter informações em blogs e sites de confiança que tratem desse tema com muita profundidade.

Como o corretor de imóveis é a pessoa que trabalha diretamente com o cliente, quanto mais ele se informa, melhor é a sua atuação. 

Por esse motivo, cadastrar-se em newsletters é mais uma maneira de se manter atualizado com notícias atuais do segmento.

Quando você encontra, por exemplo, pessoas com experiência nesse mercado e que enviam esse conteúdo para o seu e-mail, terá acesso às novidades, sem muito esforço.

O Blueprint, por exemplo, é uma newsletter gratuita que oferece análises completas e recheadas de referências, além de pautas relevantes e de qualidade, mantendo você a par dos acontecimentos desse mercado.

Além de cases, muita inovação, pesquisas, tendências e novidades sobre o setor imobiliário, o Blueprint oferece entrevistas com os profissionais mais renomados do mercado, para garantir conteúdos exclusivos.

Neste artigo, apresentamos para você as principais fontes de pesquisa que te preparam melhor para interagir com o cliente. Isso porque quanto mais específico for o canal de estudo, melhor será o seu desempenho na hora de negociar.

Após saber de tudo isso, você precisa de um local para divulgar os seus lançamentos imobiliários, não é mesmo? 

Então, que tal ganhar um desconto na sua primeira campanha anunciando seus lançamentos imobiliários? Para isso, confira e anuncie.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos semanalmente no seu e-mail!

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile